31 janeiro 2010

Preparando meu GERSAL

GERSAL

Este foi o gergelim que usei.

É fácil, só colocar na frigideira e acender o fogo.
Antes de começar a "fritar" o gergelim apertei as sementes entre os dedos e elas são firmes.


Na hora que está "fritanto" elas pulam feito pipoca, então é legal tampar a panela.
O processo é rápido e as sementes escurecem um pouquinho.
Tirei a foto abaixo. Do lado esquerdo sementes cruas e do lado direito sementes fritas.

Dá pra perceber a diferença na cor?
Depois de fritas apertei entre os dedos e elas desmancharam. Este é o ponto. Depois é só misturar com sal marinho e o GERSAL está pronto.


UM POUCO SOBRE O GERGELIM

O gergelim não serve apenas para enfeitar sanduíches e dar um gostinho especial a saladas, molhos e frutas: ele também é rico em nutriente e, em alguns países, compõe uma bebida indicada às mulheres em período de amamentação, para aumentar a produção de leite.

Bastante apreciado na Índia, Egito, China e Grécia, é rico em proteínas, fibras e ferro, vitamina E, minerais como fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês. Estudos indicam que o gergelim atua como ativador do reflexo cerebral e fortalecedor da pele. A presença do cálcio em sua composição ajuda ainda no combate ao desgaste ósseo.

O gergelim é, ainda, assim como a soja, considerado um dos vegetais mais ricos em lecitina, um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose).

Fonte: Editora Abril - Dieta nunca mais - Clique aqui



um bjo
Sol