14 julho 2008

10 dicas para você ter sucesso no emagrecimento!

1 - Organize-se
Antes de sair comprando e preparando os alimentos, analise as suas preferências alimentares para que o seu cardápio esteja de acordo com seu paladar.

2 – Defina as suas refeições
De acordo com a sua rotina diária, programe as refeições e os horários que elas serão realizadas. Isso fará com que você possa escolher os locais apropriados para realizar suas refeições, evitando qualquer imprevisto que leve a uma opção não saudável como, por exemplo, fast food, salgados e doces.

3 – Prepare a lista de compras
A lista de compras é um guia indispensável para quem está iniciando o processo de emagrecimento. Exclua da lista os alimentos mais calóricos e com pouca qualidade nutricional (doces, salgados, sorvetes, bolachas, refrigerantes) . Inclua alimentos ricos em nutrientes e com baixa quantidade calórica (frutas, verduras, legumes, iogurte desnatado, queijos magros, cereais integrais, carnes com baixa quantidade de gordura).

4 – Não fique sem comer
Longos períodos em jejum podem levar a um excesso alimentar em algum momento do dia, principalmente à noite. Inclua, entre as refeições principais, pequenos lanches que evitarão o surgimento da sensação de fome. Estes pequenos lanches podem ser um iogurte desnatado, uma barrinha de cereais, torradas ou bolacha salgada integral.

5 – Faça escolhas inteligentes dos alimentos
Opte por alimentos que fornecem um maior volume e ao mesmo tempo apresentam baixa quantidade calórica, dando uma maior sensação de saciedade. Por isso, inclua nas suas refeições frutas, legumes e verduras. Eles são essenciais para quem deseja emagrecer e ter bom hábito alimentar.

6 – Faça um diário alimentar
Anotar todos os alimentos e bebidas ingeridos durante o dia, incluindo suas quantidades, ajuda a encontrar alguns erros que prejudicam o emagrecimento. Por isso, diariamente anote em um caderno todos os alimentos consumidos no dia.

7 – Estabeleça pequenas metas de emagrecimento
Durante o processo de emagrecimento, estabeleça pequenas metas possíveis e mais fáceis de serem alcançadas. Pequenos sucessos de eliminação de peso estimulam a manter-se no objetivo proposto e mostram que é possível atingir o peso desejado.

8 – Saiba se alimentar em ocasiões especiais
O convívio social não deve ser evitado por causa do emagrecimento. Entretanto, é necessário ter controle sobre o que é ingerido e determinação para fazer as escolhas certas. Opte pelos alimentos menos calóricos para que não prejudique a sua eliminação de peso.

9 – Não coloque o seu esforço a perder
Mantenha-se na alimentação adequada durante todos os dias, inclusive nos finais de semana. Sair da dieta em algum momento pode colocar todo o esforço feito a perder e, além disso, pode ser a alavanca para desistir do processo de emagrecimento.

10- Pese-se uma vez por semana
Estabeleça somente um dia da semana para pesar-se. Subir na balança todos os dias pode ser desestimulante já que variações no peso ou até mesmo a estagnação em dias consecutivos podem ocorrer.

Fonte: www.minhavida.com.br
Programa alimentar Dieta e Saúde