28 agosto 2009

Dia 12 - Pratique a tolerância à fome

Quando você decide fazer uma dieta parece que a sua fome aumenta, não é mesmo.
Precisamos aprender a enfrentar a sensação de fome, pois quando lutamos para emagrecer, a fome se torna constante e nossos pensamentos são todos direcionados para isso, como: onde vou comer, o que vou comer, preciso comer agora... pensamentos sabotadores.
Quando sentirmos fome fora dos horários programados para comer teremos que tolerar a fome, distrair a atenção para outras coisas ou dizer a si : "Paciência, gostaria de comer agora, mas posso esperar"
A fome é uma sensação que vem e vai. Então nossa tarefa de hoje é resistir até que ela passe.
Perceba o quanto você é capaz de resistir à ela até que chegue seu horário de comer.
Não se permita comer fora de hora.

---
O livro pede que façamos um exercício de controle da fome, vou descrever aqui apesar de não ter concordado. Quem quiser tentar fique à vontade.

Exercício: No dia escolhido para suportar a fome, tome o café da manhã e propositadamente não coma mais nada até o jantar. Na hora em que costuma almoçar, anote no seu caderno o grau em que está a sua fome numa escala de 0 a 10. Continue anotando de hora em hora o quanto está se sentindo desconfortável por ficar sem comer. Compare a anotação recente com a anterior. Perceba o quanto você consegue resistir. Só coma novamente no jantar. Lembre-se de momentos em que foi obrigado ficar sem comer, como jejuar para um exame. Lembre-se sempre que você é capaz de resistir à fome, pois ela não é uma emergência.