17 fevereiro 2010

Como evitar o efeito sanfona?

10 dicas para a manutenção do peso:

1 - Praticar atividade física regularmente

Imaginem uma mulher com 30 anos, 1,75m de altura, 84 kg e sedentária querendo perder 9 kg.
Se esta mulher seguir uma dieta com restrição calórica consumindo 1440 calorias diárias sem a prática de exercícios ela atingirá sua meta em 126 dias.
Se esta mulher não seguir nenhuma dieta de restrição calórica, consumindo 1940 calorias e praticar exercícios ela atingirá sua meta em 252 dias.
Porém, se esta mulher seguir a dieta de restrição calórica de 1440 calorias e praticar exercícios, ela atingirá sua meta em apenas 84 dias.
Percebem a diferença???

2 - Pesar-se com frequência

Pese-se na sexta feira e no domingo a noite. Exagerou? Compense! Você tem uma semana pela frente para consertar o estrago do final de semana.

3 - Não perder o controle nos fins de semana

Se você é uma pessoa controlada de 2ª a 6ª, também deve controlar-se no final de semana, do contrário poderá pôr a perder todo o cuidado que teve com a alimentação durante a semana.

4 - Tomar café da manhã todos os dias

Oito em cada dez pessoas que conseguem manter o peso não pulam o café da manhã.
A primeira refeição do dia ativa o metabolismo, retirando-o do modo noite e colocando-o no modo dia, onde a queima de calorias é maior.

5 - Ingerir corretamente as calorias liberadas na dieta

Isso não quer dizer comer pouco ou ficar sem comer.
Se você pode comer 1300 calorias na sua dieta, saiba escolher os alimentos corretos para não passar fome. Se você escolher um fast food, não sobrará nada para o restante do dia.

6 - Limitar o consumo de gordura

Uma dieta equilibrada possui apenas 24% de gordura. Lembre-se que há gordura em toda parte: no pão, no sorvete, no leite integral, nas carnes, etc.

7 - Evitar como fora de casa - prepare suas refeições

Ao preparar sua refeição em casa você tem um controle maior do que está comendo.

8 - Fazer 5 refeições diárias

Um jejum prolongado faz com que o organismo economize energia, diminuindo o ritmo metabólico. O ideal é fazer intervalos de 3 ou 4 horas entre as refeições, mantendo o ritmo metabólico equilibrado.

9 - Pensar em calorias

Metade das pessoas que conseguem se manter magras pensam em calorias. Quem tem o costume de contar calorias sabe bem quando está exagerando e automaticamente come menos na próxima refeição. É a lei da compensação.

10 - Eliminar o fast food do cardápio

Hambúrguer, batata frita e refrigerante é uma combinação tentadora e devastadora. Ricos em carboidratos, nutrientes de digestão rápida, você se sente empanturrada assim que acaba de comer, mas em uma hora já está com fome.

Fonte : Revista Veja