16 março 2010

Porque eu tomo limão todos os dias?


Limão - Agente desintoxicante e adstringentePDFImprimirE-mail

Citrus em latim, quer dizer limão. Daí todas as frutas cítricas serem parentes etimológicas do limão. Isso mesmo, o limão é a mais cítrica das as frutas da sua família: é o pai de todas!!!

Importante ressaltar que todas as propriedades terapêuticas do limão se integram alquimicamente e resultam no benefício geral à saúde humana. Quando falo de uma propriedade específica estou buscando, didaticamente, lhe dar uma ênfase, mas as demais propriedades estão acontecendo e dando sustentação umas às outras.

Então, além de alcalinizante, mineralizante, bactericida e tantas outras funções benéficas à saúde humana, outra propriedade terapêutica importantíssima do limão é a de ser um agente desintoxicante com ação, eu diria, "moderada" e "inteligente". Ou seja, o poder do limão de alcalinizar todos os líquidos corporais, e assim harmonizar todo o metabolismo do organismo humano, é que lhe confere esta possibilidade de "inteligência" e "moderação" na comunicação celular.

Existem pessoas que me perguntam: "Mas o limão não prende o intestino?". Eu respondo: não. O limão REGULA o intestino. Se você está com o intestino solto ele irá regular. Se você está com o intestino preso, que é o mais comum em nossa sociedade mal alimentada, ele irá regular.

Entretanto, o poder desintoxicante do limão não se restringe aos intestinos, pois ele é um forte aliado, por exemplo, do bom funcionamento do fígado; como também auxiliar na desintoxicação dos pulmões, pele e rins.

Aí estão os 5 sistemas excretores: intestinos, fígado, pulmões, pele e rins.

Logicamente, quando sabemos que o limão tem o poder de alcalinizar todos os líquidos corporais, estamos falando da harmonização de todos os sistemas de trocas e transportes do corpo humano. Ou seja, o corpo humano adulto é constituído por cerca de 65% de água, cuja função básica é levar nutrientes, realizar transformações físico-químicas, energéticas e elétricas, mas também de facilitar a eliminação, a saída do organismo, de todas as toxinas, venenos e excretos. Seja via fezes, expiração, urina, transpiração e outros mecanismos como lágrimas, tosse, menstruação e orgasmo.

Portanto, quando o limão favorece na maior eficiência das trocas hídricas de todos os processos metabólicos, estamos falando de uma eficiência do organismo, com todos os seus 5 sistemas excretores integrados, ativos e vivos, para desintoxicar-se e livrar-se, o mais rápida e eficientemente, dos seus venenos, toxinas e excretos.

Tal situação, se provocada diariamente, irá determinar não só a prevenção de várias desarmonias, como também a tonificação destes 5 sistemas.

Assim, desfazendo um engano gerado por um dito popular: "o limão afina o sangue", apesar de este dito nos induzir a pensar que isto é ruim, ele tem um fundo muito benéfico de verdadeiro. O que falta para acertar este engano é afirmar que: "o limão, desde que corretamente usado - não com caipirinhas - desintoxica e limpa o sangue".

Claro que se o sangue estava cheio de colesterol e triglicérides, ele vai afinar o sangue. Mas até que ponto? Até o ponto onde o sangue ficará isento destes excessos e voltará "inteligentemente" até o seu ponto ideal de equilíbrio. Não devemos ter zero de colesterol ou triglicérides, mas uma concentração ideal não é mesmo?

Com esta "limpeza" do excesso de colesterol e triglicérides, as pessoas poderão controlar de forma natural a hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

Da mesma forma, o excesso de glicose, de adrenalina, de cortisol, de cristais e de células mutantes; poderão ser eliminados pelos cada vez mais eficientes órgãos excretores.

Ao eliminar excessos de glicose pode-se conseguir um melhor controle da diabetes e da hipoglicemia. Ao eliminar excessos de adrenalina pode-se conseguir melhora do estresse, ansiedade e mais relaxamento. Ao eliminar o excesso de cortisóis pode-se melhorar quadros de melancolia, tristeza, depressão e envelhecimento precoce.

E aqui, a expressão adstringente pode também ser empregada, pois, ao não deixar aglomerados de gorduras como o colesterol e o triglicérides, e de cristais como o ácido úrico, os cálculos renais ou vesicais, e de células como os cistos, miomas e tumores; se perpetuarem, o limão passa a ter parte do mérito por esta propriedade terapêutica.

O consumo diário de uma limonada terapêutica pode ser um bom tratamento natural para prevenir e até adiar o desenvolvimento de cálculos renais. O limão com suas propriedades adstringentes, portanto, de ajudar (ou inviabilizar) na dissolução de aglomerados de cristais e células gordurosas.

Externamente esta sua propriedade já está bem conhecida e explorada, pois a medicina estética já o considera excelente para tratar problemas de pele e couro-cabeludo oleosos.

Quanto aos sucos desintoxicantes, eles devem sempre conter frutas, folhas, raízes, sementes, brotos e limão como um ingrediente quase cativo em todas as receitas. Tais ingredientes, para cumprirem o papel a que se destinam, ou seja, acordar a vida e aliviar a carga tóxica do organismo, devem estar frescos, crus e idealmente isentos de agrotóxicos.

Através dos sucos desintoxicantes diários, 2 ou mais vezes por dia, se tornará possível a manutenção de um organismo eficientemente limpo e alcalinizado.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.


Recomendo a leitura do site : Doce Limão e do livro "O poder de cura do limão"