14 fevereiro 2012

O poder do gengibre no emagrecimento


Contei pra vocês que estou tomando chá verde com canela e comendo cristais de gengibre né.
Hoje recebi uma matéria na página do blog lá no Facebook e preciso postar aqui pra vocês.
O gengibre deve ter sua parcela no meu emagrecimento da semana passada, sem contar que estou me sentindo mais disposta.
Leia um trecho da matéria  que achei super interessante:

O Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite. Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc. Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação. Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas antiinflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais.

Além disso, o gengibre queima gorduras, portanto, é bom para quem esta acima do peso. O gengibre é um fortíssimo aliado na luta contra a balança. Ele tem ação termogênica que ajuda a transformar as calorias em energia para o seu corpo. O gengibre ainda melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. Dá uma “turbinada” no seu ânimo. Quem tem enjoos, enxaqueca, gripes, gastrite ou úlceras tem nesta planta um forte aliado também.
Tempero: Ao fritar alguns alimentos junte o Gengibre e mexa bem: ele vai adicionar um sabor revigorante para qualquer prato de carne e vegetais.

Complemento: A maioria das farmácias ou lojas de produtos naturais vende gengibre em pó, em comprimidos ou cápsulas. Procure por um extrato com gingerols 5%.

Compressa: Use uma compressa de gengibre sobre zonas doloridas: Isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.

Chá: É barato. O gosto é ótimo. E cura. Ferva 4 copos de água, desligue, adicione um pedaço de 5 cm de gengibre e deixe em infusão por 15 minutos aproximadamente, coloque limão e mel a gosto. Se preferir use laranja no lugar do limão. O chá está pronto! Basta coar e se deliciar com ele gelado ou quente.

Farinha: Corte o gengibre em fatias finas e deixe secando na sombra por uma semana. Depois, bata no liquidificador até virar pó. O ideal é consumir uma colher (sopa) da farinha de gengibre por dia, acrescentando-o aos sucos, iogurtes, frutas, leite ou sobre os alimentos. Essa farinha pode ser conservada em um recipiente fechado por até seis meses.

Cápsulas: As cápsulas podem auxiliar na dieta, mas não com o mesmo resultado do gengibre ao natural. O recomendado é tomar 3 cápsulas de 500 mg por dia, uma antes de cada refeição.

Dica: 

o gengibre não deve ser fervido, pois perde as suas propriedades. 

O ideal é consumir no máximo 1/2 litro do chá por dia, após as refeições.”

Fonte: Mallika Terapias Holísticas.