01 setembro 2009

Dia 13 - Supere o desejo incontrolável por comida

Você já passou uma situação como esta?
Você abre o armário ou a geladeira e lá estão os alimentos engordativos. Todos parecem estar te chamando: Coma-me, coma-me, coma-me...
Durante as primeiras semanas de dieta, os desejos têm seu ponto alto. Na medida que você restringe ou para de comer os alimentos que lhe causam desejos, sua vontade por eles vai diminuindo de maneira significativa.
Para enfraquecer a intensidade dos desejos e reduzir sua frequência, você precisa parar de se entregar a eles.
Os desejos começam a diminuir quando você decide, DEFINITIVAMENTE, que não vai mais se afastar da dieta. Eles aumentam quando você está indeciso sobre comer ou não comer.

Vamos analisar nossos desejos. Quando o próximo desejo acontecer nós vamos analisar:
1) a duração dele;
2) a intensidade de desconforto que ele me causa;
3) vamos treinar a resistência que temos a ele, não vamos ceder.

Se preferir anote no seu caderno de dieta as informações acima. Anotar nos ajuda muito a analisar melhor a situação e perceber como saímos dela.

Com tudo isso podemos perceber que nossos desejos não são tão fortes como imaginávamos, que somos mais fortes que eles, basta querer.

“A parte emocionalmente dolorosa do desejo é a batalha que você trava contra ele. Quando você começar a dizer para si mesmo, com total convicção, NÃO TENHO ESCOLHA, o desejo por comida irá diminuir.”

Algumas dicas para vencer um desejo por comida:

- Rotule o desejo – lembre-se que como a fome, ele não é uma emergência;
- Permaneça firme – Diga para si, NÃO VOU CEDER!;
- Não permita escolha – Diga para si, NÃO TENHO ESCOLHA!;
- Imagine o resultado de ceder – Pense em você comendo aquilo, agora lembre-se quantos segundos você leva pra comer, por quanto tempo sentiu prazer, agora pense no resto do cenário; – aquela hora em que você sempre se arrepende por ter cedido, por ter comido, a tristeza que sente por ter sido fraca. Pense em quantas vezes você foi fraca e estragou tudo. Quantas vezes prometeu e não cumpriu;
- Lembre-se dos motivos que tem para resistir aos desejos – Leia o seu cartão de vantagens de emagrecer.