21 setembro 2009

Dia 19 - Pare de se enganar

Quem faz dieta tem uma surpreendente capacidade de se enganar a respeito da alimentação.

Lembre-se das outras vezes que você fez dieta e responda:

Você deu uma desculpa esfarrapada a si mesmo para comer?

Você pensava:

-Só vou comer isso dessa vez.

-Ahh, é só esse pedaço.

-Esse pedacinho não vai comprometer minha dieta.

-Ninguém me verá comendo isso.

-Estou comemorando.

-Estou muito chateado e preciso compensar em algo.

-Todo mundo está comendo, fica chato eu não comer.

-Será uma desfeita se eu recusar.

-Mais tarde eu compenso comendo menos.

Esses pensamentos iludem você e o levam a comer o que não deveria. Além disso, caloria é caloria, não importa quando, onde ou porque você esteja comendo. Talvez agora, lendo isso, você perceba a irracionalidade dessas idéias, mas na hora que realmente quer comer, pode tentar se convencer que esses pensamentos são válidos.

COMO PARAR DE SE ENGANAR

Na próxima vez que você sentir impulso para comer alguma coisa, observe o pensamento que está passando pela sua cabeça naquele momento.

Preste atenção nos pensamentos que começam com a frase: Tudo bem eu comer isto porque...

Esses pensamentos são auto-ilusórios. Você precisa se preparar antes para eles.

Crie um cartão de enfrentamento para eles ou leia o seu cartão de vantagens de emagrecer sempre que tiver um pensamento como este.