A primeira coisa a fazer é se pesar (lembre-se de se pesar sempre na mesma balança e com o mesmo estilo de roupa) . Anote seu peso no caderno de dieta.
Siga sua programação alimentar. Coma somente os alimentos programados ontem a noite. Coma tudo o que estiver planejado, a não ser que se sinta satisfeito antes de terminar. Não pule refeições.
Monitore sua alimentação. Imediatamente após terminar uma refeição, analise se comeu o que que havia planejado.
Elogie-se cada vez que permanecer fiel ao planejamento.
Responda seus pensamentos sabotadores. Caso tenha consumido qualquer alimento que não estava planejado. Ao invés de pensar : Por que fui comer isto!? Pense: Tudo bem, comi alimentos que não estavam planejados, vou voltar para a dieta imediatamente.
No final do dia dê uma olhada em suas anotações. Elogie-se por tudo que fez bem feito. Analise seu cardápio e vá adequando conforme o seu dia-a-dia.
O benefício de anotar o que se come:
Vários estudos científicos demonstram que manter um registro do que se come aumenta a probabilidade de emagrecer e não voltar a engordar. Monitorar a alimentação por escrito facilita sua permanência no propósito da dieta.
Conferir o que você comeu e escrever o que não havia planejado comer faz com que você se torne consciente do que está fazendo.