13 fevereiro 2008

Mais difícil do que parece

Estava lendo o blog da Larissa e me deparei com trechos do quadro "Questão de Peso", com o Dr. Drauzio Varella. Achei muito importante e resolvi colocar aqui, pois o processo de emagrecimento não é tão simples e precisamos ter as informações abaixo em mente para dar mais importancia ao peso eliminado. Sem persistência nada feito! Leiam:



As dietas que prometem milagres só chegam a um resultado: você engorda tudo o que perdeu. As células de gordura são formadas na infância e, quando incham, se dividem, e aumentam os depósitos gordurosos. Adulto obesos pode ter até 1 bilhão dessas células. A má notícia para eles é que elas não morrem nunca e, de alguma forma, controlam a vontade de comer. Quanto mais células de gordura você tem, mais fome irá sentir.
Por isso é tão difícil emagrecer. A pessoa nunca perde as células de gordura que acumulou ao engordar. Elas permanecem no corpo, a espreita, e, na primeira oportunidade, quer dizer, na primeira vez que você atacar bolinhos de arroz, as células de gordura vão novamente inchar e se multiplicar.
Quando você faz dieta e diminui o número de calorias nas refeições, as células de gordura esvaziam, murcham. O cérebro interpreta esse esvaziamento como uma ameaça à integridade do organismo. O que acontece? Com medo de perder a gordura - que garantiu a nossa sobrevivência como espécie -, o corpo passa a trabalhar mais devagar, a gastar menos energia.
“O organismo começa a queimar menos calorias. Uma perda de dez quilos representa 200 calorias a menos que você queima”, explica o endocrinologista Alfredo Halpern.
É uma conspiração da natureza humana para manter o maior peso que já tivemos. Para emagrecer - e se manter magro - é preciso que o cérebro se adapte ao novo peso.
“Eu uso um número cabalístico que é uma relação entre os meses e os quilos perdidos. Se o indivíduo perdeu 20 quilos, ele vai ter que ter 20 meses de atenção bem rígida, bem forte, para não ganhar esse peso de novo”, enfatiza o doutor Halpern.
E,se você relaxar, a matemática é implacável. Míseras cem calorias a mais, em excesso, todos os dias - o correspondente a uma barra de cereal - já se transformam em gordura. Como nove calorias correspondem a um grama de gordura, em um ano você terá consumido 36 mil calorias extras, e vai engordar quatro quilos.
“É difícil. Se fosse fácil, não precisaríamos falar disso. É uma mudança de comportamento. Nós temos que, realmente, mudar os nossos hábitos”, ensina a doutora Sonia.

Fonte: Site Fantástico
Matéria completa : http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA970238-4152,00.html

Mudando de assunto:
Ontem, fiz tudo certinho durante todo o dia e quando cheguei em casa, ao invés de seguir o que tinha prometido (tomar a gelatina) fiz tudo ao contrário... comi pizza... minha perdição. Não sei vocês, mas eu não consigo vencer a pizza... ela sempre ganha uma briga comigo. Tô triste por isso, mas agora não adianta chorar o leite derramado. Hoje é um novo dia! E como diz a Valentina (saudadesssss) : Quero ser melhor......... e serei!!!