30 janeiro 2012

Insulina, mocinha ou bandida?

Imagem: Google

Insulina, mocinha ou bandida? Isso é você quem vai decidir.

Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, ela serve para transportar o açúcar ou glicose para as células, gerando a energia necessária para nosso organismo.
Você sabe de onde vem todo o açúcar que ingerimos?  Não é somente do brigadeiro maravilhoso que você comeu na festinha da criança, ele vem, também, de todos os carboidratos ingeridos na alimentação.

Até aí tudo bem, o problema surge quando os níveis de açúcar aumentam no sangue e o pâncreas se vê obrigado a liberar mais insulina. Quando isso acontece, você se sente cansado, irritado e com uma vontade louca de comer mais e mais. Neste momento o seu organismo está totalmente desequilibrado, com níveis de açúcar e insulina lá em cima! E muita insulina no organismo, retira a glicose do sangue em excesso, causando toda esta bagunça. Para evitar este quadro você deve escolher bem os carboidratos que vai consumir e cuidar para não exagerar na quantidade.

Os carboidratos com índice glicêmico alto, como a massa, o pão, os doces, o arroz, a batata, são absorvidos rapidamente, provocando a subida nos níveis de açúcar, para corrigir o corpo produz insulina e provoca a descida nos níveis de açúcar, nos fazendo sentir mais fome. É um ciclo vicioso de excessos que faz o corpo armazenar gordura.
Para manter estável o nível de açúcar no sangue é preciso restringir os carboidratos “ruins” (com alto índice glicêmico) da dieta. Portanto, vamos  escolher melhor o que colocar no prato depois de ler este post!
Um bjo
Sol
Emagrecimento, Insulina, Índice Glicêmico, Açúcar, Pâncreas, gordura, emagrecer, dieta, nutrição, Dieta do equilíbrio, Dieta hormonal,