31 janeiro 2012

Sou CARBOIDRATO, mas pode me chamar de AÇÚCAR

Imagem: Google
Tenha uma afirmação na cabeça: Carboidrato = Açúcar.
Antes, o carboidrato era classificado em dois grupos, os simples e os complexos.
Carboidratos simples são aqueles que são absorvidos rapidamente pelo organismo, logo após a sua ingestão. (Aquele que faz você sentir fome mais rápido).
Carboidratos complexos são aqueles que, após sua ingestão, demoram mais para serem absorvidos pelo organismo. Isto acontece por causa das fibras que ele possui. 
Essa explicação caiu por terra quando pesquisadores da nutrição descobriram que a batata, classificada como carboidrato complexo, era absorvida mais rápido que o próprio açúcar, considerado um carboidrato simples.
Por causa desta descoberta é que hoje, quando falamos dos carboidratos e do quanto ele vai comprometer a nossa dieta, corremos para a tabela do índice glicêmico. Sim, afinal de contas,  o que conta é saber qual é a carga glicêmica que o alimento/carboidrato vai causar no seu organismo.
O índice glicêmico é considerado o conceito nutricional mais adequado  do que apenas saber se o carboidrato é simples ou complexo.
IMPORTANTE: Uma dieta com baixo índice glicêmico te protege de diabetes, doenças do coração e da obesidade. Sempre que puder, troque seu carboidrato de alto IG para um carboidrato de baixo IG.
Bjs
Sol
Nutrição, Carboidratos, Carboidrato Simples, Carboidratos Complexos, Índice Glicêmico, Emagrecimento, Diabetes, Obesidade, Doenças Cardíacas